Imagem capa - Dicas de planejamento para noivos paraenses por Marco Santos
Casamento

Dicas de planejamento para noivos paraenses

Olá, noivas do meu pará, sou marco santos fotógrafo de casamento segue matéria especial sobre o assunto.

 Toda noiva que vai se casar tem questões em comum para resolver sobre o vestido, buquê, convites, maquiagem, bolo, doces, fotografia, música, local, alianças e a decoração de casamento. Ufa… são muitos tópicos não é mesmo?

Muitas vezes a melhor maneira de obter ajuda é pesquisando sobre esses assuntos no Google, digitando exatamente o que quer saber em forma de pergunta, com o objetivo de ler dicas e esclarecimentos sobre cada tema.

e pra vc que esta a procura de idéias e dicas para o seu casamento segue matéria do G1 Pa


Economista dá dicas de planejamento para noivos paraenses


Em Belém, tradicional evento reúne fornecedores em uma oportunidade de conhecer e planejar os gastos do casamento. Casando 2017 será nos dias 19, 20 e 21 de setembro no Hangar. (Foto: Cristino Martins/ O Liberal)


As tradicionais festas de casamento, um mercado sempre em alta no Pará, são o sonho de muitos noivos. Mas, em tempos de crise financeira, é preciso planejamento para não gastar além do orçamento. A recomendação número um de especialistas para quem vai casar é começar pelo planejamento financeiro.

A dica é do economista Nélio Bordalo Filho, do Conselho Regional de Economia do Estado do Pará e Amapá (Corecon PA/AP). Segundo ele, os noivos devem definir logo no início o tamanho da festa em função da quantidade de convidados e o quanto estão disposto a gastar.

"Outra dica interessante é planejar um valor mensal a ser poupado. Desta forma, se for definido, por exemplo, poupar R$3 mil por um mês durante um ano, resultaria R$36 mil", explica.

Nélio destaca que sempre surgem despesas extras que não foram previstas no orçamento inicial, portanto é prudente deixar uma reserva de recursos para cobrir essas despesas sem comprometer o pagamento dos itens previstos.

O tempo adequado para começar a planejar a festa de casamento, segundo o profissional, é de um ano a um ano e meio antes do evento, para dar tempo de pesquisar três orçamentos para cada serviço e negociar com os fornecedores e prestadores de serviços.

"É importante relacionar tudo o que precisa ser contratado. Qual será o local da cerimônia, quais os gastos com comida, bebida, trajes, fotografia, bandas. Tudo precisa ser anotado. Negociar descontos com cada um dos fornecedores, com pagamento à vista. Se não for possível, dividir as parcelas para caber no orçamento do mês", aconselha.

Organização

Nélio diz que o uso de uma planilha financeira com a inserção das informações do que se pretende realizar e os valores previstos para cada item é interessante para se ter uma visão geral do orçamento total da festa.

"O casal não deve se endividar, pois alguns tomam empréstimos para poder pagar a festa de casamento. Essa pratica não é aconselhável, pois começar a vida a dois endividados gera conflito, que poderá prejudicar o relacionamento. A experiência de manter os limites financeiros do casal é positiva para o futuro mais tranquilo", recomenda.

Conhecer os fornecedores do mercado paraense e as novidades do segmento também é uma dica para os noivos. Uma oportunidade de fazer contato com os melhores profissionais da cidade é participar de eventos que reúnem vários fornecedores do ramo para poder conhecer, pesquisar, negociar e até fechar negócio, como o Casando 2017.

A mostra reúne cerca de 55 expositores nos dias 19, 20 e 21, no Hangar, em Belém. A prévia do evento pode ser vista pelo público no lounge Casando, no Boulevard Shopping até dia 18 de setembro, véspera da mostra.